De 5 a 7 de agosto - 2022

Presencial - imersão em Porto Alegre




CONTEMPLANDO OS

ESTADOS DO CORAÇÃO

________________________________________________________


Introspecção e trabalho corporal sufi




Coordenação: SÉRGIO VELEDA

Terapeuta convidada: Evânia Reichert




No sufismo, o coração (qalb) é o que flutua através de vários estados sem fixar-se, aberto, e que flui através da vida. Não é exatamente um órgão de carne e músculos. O coração tem uma dimensão introspectiva, interior, que nos faz tocar em espaços afetivos de grande sutileza. Dessa forma, as práticas sufis vivenciadas nesse encontro possibilitam um tipo de trabalho corporal com movimento, respiração, voz, gestos, posturas, em que se entra nesse espaço introspectivo de sutileza afetiva e corporal.

 

1.  Autolembrança e recitação (zikhr);

2.  Introspecção e meditação (muraqaba);

3.  Contemplações do coração (qalb);

4.  Refinamento e sutileza dos estados de Ser (lataifs);

5.  Dança (girar) e música evocativa (Sama);

6.  Movimento espontâneo (latihan);

7.  Repouso no seu estado natural (fitra);

 

Esse worshop propõe práticas fora de contexto religioso, a partir de uma visão aberta do sufismo, inspirada no livro 'Só Acredito em um Deus que saiba Dançar' (Kalango) / 'Solo Creo en un Dios que sepa Danzar' (La Llave), de Sérgio Veleda, que é a leitura recomendada, servindo como um guia de trabalho interior.


CONTATOS:


> EDI CARDOSO

Coordenação de produção dos cursos

Email: info.cursos@valedoser.com.br

Cel/whatsApp: (51) 9 9842 9895

Nosso site: www.valedoser.com.br



COORDENAÇÃO

SÉRGIO VELEDA

Além de estudos e práticas sobre corpo e caráter, há cerca de trinta anos Sérgio dedica-se à pesquisa sobre os caminhos da meditação e da educação contemplativa. Nesta área, recebeu instruções contemplativas da tradição tântrica de Swami Satyatmananda e Nitya Satyananda; dzogchen de Namkay Norbu; treinamento Shambhala dos acharyas Simon Luna e Alin Lion; shamatha-vipassana e dzogchen de Alan Wallace; mahamudra com Patchok Rimpochê e da meditação no contexto da Escola SAT, com Claudio Naranjo. Sérgio é autor de A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio ( português) e Só acredito em um deus que saiba dançar (português e espanhol).


EVÂNIA REICHERT > terapeuta convidada

Coordenadora do Vale do Ser, ao lado de Sérgio Veleda. Psicoterapeuta corporal, coordenadora de dinâmicas de grupo e cursos de formação. Autora de 'Infância, a Idade Sagrada', 'Sat na Educação da Amazônia' e co-autora de 'Cartas para a Paz'.


RETIRO PRESENCIAL


Devido à instabilidade sanitária ainda presente, neste momento programamos o retiro em um local com hospedaria ampla, com quartos individuais e duplos, na Pousada dos Capuchinhos São Lourenço, em Porto Alegre e não mais no sítio Vale do Ser, como pensado inicialmente, onde dispomos apenas de hospedagem coletiva.


As reservas na pousada para integrantes do retiro têm valor diferenciado, dentro do pacote de hospedaria e alimentação contratado. No ato da inscrição, Edi Cardoso orientará aos participantes de como reservar, valores, etc. Aqui o site da pousada, apenas para que cada participante possa visualizar o ambiente interno, os quartos e os jardins: www.pousadascapuchinhos.com.br


TESTE DE ANTÍGENO FEITO EM 05/08

Com as mudanças nas orientações sanitárias, será necessário apenas a apresentação do teste antígeno, feito no dia de início do retiro. Solicitamos também o uso de máscaras para as áreas de convívio e momentos de partilhas.

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

Preencha o formulário e clique em

'DOWNLOAD DO PDF DE INFORMAÇÕES'