CORPO E IDENTIDADE

Educação somática e desenvolvimento

__________________________________


Treinamento psicocorporal em doze módulos - início 2020


O processo formativo “Corpo e Identidade - educação somática e desenvolvimento” é coordenado pelos terapeutas psicocorporais Sérgio Veleda e Evânia Reichert, do Vale do Ser - Terapias, Ensino, Livros e Cultura. O treinamento se desenvolve em doze (12) módulos, tendo em média cinco encontros por ano, focalizando práticas psicocorporais e estudos sobre desenvolvimento psicoafetivo e psicomotor, formação e estrutura corporal do caráter e métodos de intervenção corporal clínica e grupal.

O CI (Corpo e Identidade) sintetiza uma forma própria de trabalhar e compreender o processo psicocorporal, a partir de estudos, prática clínica e experiência grupal de Evânia e Sérgio, ao longo de 30 anos. A partir de aportes originários de Wilhelm Reich, Alexander Lowen, Federico Navarro, Charles Kelley, Lisbeth Marcher (Bodynamic), entre outros.


Entre os livros de base da formação está “Infância, a Idade Sagrada”, de Evânia Reichert, além de apostilas para estudos dirigidos e bibliografia específica a cerca de corpo, desenvolvimento e caráter. A metodologia de intervenção clínica sobre os segmentos de tensão do organismo é a “Psicomorfologia”, sistematizada por Sérgio Veleda.


COORDENAÇÃO:

Sérgio Veleda e Evania Reichert, terapeutas de abordagem corporal, com formações em terapia reichiana, em Bodynamic e distintos aportes de seguidores de Wilhelm Reich. Integram o estudo do caráter, fases da infância e a meditação em suas práticas terapêuticas educativas. São professores da equipe autorizada de Claudio Naranjo no Brasil para ministrar cursos de Eneagrama. Dedicam-se à pesquisa sobre desenvolvimento humano, estruturas corporais do caráter, meditação e projetos educativos. Evania é a autora dos livros "Infância, a idade sagrada" (Brasil, Espanha, Argentina e Colômbia) e "SAT na educação da Amazônia" (Brasil). Sérgio é autor de "A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio" (Brasil) e "Só acredito em um deus que saiba dançar" (Brasil e Espanha).

DATAS DOS MÓDULOS:

2020

> 01 a 03 de maio

> 26 a 28 de junho

> 14 a 16 de agosto

> 16 a 18 de outubro

> 11 a 13 de dezembro

2021

> 26 a 28 de fevereiro

> 23 a 25 de abril

> 18 a 20 de junho

> 06 a 08 de agosto

> 01 a 03 de outubro

> 10 a 12 de dezembro

2022

> 11 a 13 de março


LOCAL DO CURSO:

Os módulos acontecem no sítio Vale do Ser, no interior de Morro Reuter (RS), a 70 km de Porto Alegre. É um local de grande beleza natural e de práticas cooperativas e convivência compartilhada na hospedagem. Veja no vídeo abaixo o salão de trabalho e de hospedagem, a casa, a cachoeira e o ambiente natural. Há a possibilidade de locação de três quartos individuais ou duplos, mediante pagamento extra.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO > SÍTIO VALE DO SER


ÁREAS DE ESTUDO E PRÁTICAS VIVENCIAIS


a) Corpo e Caráter


Autores principais dos estudos: Wilhelm Reich e seus seguidores, especialmente Federico Navarro, Alexander Lowen, Lisbeth Marcher (Bodyamic) e autores afins;

- respiração, energia e emoção;

- os princípios centrais de autorregulação e auto-organização biopsicológica;

- corpo, caráter, energia e couraça muscular;

- polaridades emocionais e dinâmicas caracterológicas;

- tipos caracteriais e fases de desenvolvimento;

- leitura corporal: marcas do desenvolvimento, estruturas e camadas caracteriais;

- a via contemplativa do corpo: jellefish e os processos sutis; contato e presença no processo psicocorporal.


b) Fases do Desenvolvimento Psicoafetivo e Psicomotor

Na formação CI são usados dois mapeamentos com grande sintonia e complementariedade: o desenvolvimento biopsicológico segundo o aporte do livro “Infância, a Idade Sagrada”, de Evania Reichert; e citações do desenvolvimento psicomotor apresentado pela dinarmarquesa Lisbeth Marcher, da Bodynamic, autora do livro "Enciclopédia do Corpo";

- gestação, parto e primeiros meses: a base da estruturação somática;

- infância e as etapas de formação da identidade psicocorporal.


c) Psicomorfologia - Bases Psicossomáticas de um Método Clínico



Essa técnica de trabalho corporal foi desenvolvida por Sérgio Veleda, a partir da Integração Organísmica do psiquiatra Manoel Brandão, e será aplicada no treinamento. 

- trabalho de intervenção sobre os anéis de tensão corporal;

- actings - metodologia desenvolvida por Federico Navarro, para trabalho sobre os segmentos de tensão do organismo, na clínica e em grupo;

- técnicas bioenergéticas de mobilização psicocorporal.


A QUEM SE DESTINA:


"Corpo e Identidade" é aberto a qualquer pessoa - mediante entrevista de ingresso com os terapeutas. É especialmente indicado para terapeutas que desejam aprofundar sua compreensão sobre corpo e caráter, através de estudos e vivências. É também um caminho profundo de autoconhecimento e terapia psicocorporal para quem deseja apenas passar pelo processo para crescimento pessoal.

Pré-requisito: o processo não é indicado para pessoas que sofrem de transtornos psíquicos que necessitem uso regular de medicamentos psiquiátricos, ou que sofrem de enfermidades físicas graves. Qualquer questão deste tipo, de menor gravidade, deve ser informado antes aos terapeutas, para avaliação conjunta.


IMPORTANTE:


Esta formação não tem reconhecimento acadêmico, a não ser como atividade complementar, o que é aceito em algumas universidades. Trata-se de um treinamento feito por uma escola diferenciada, alternativa, como é o Vale do Ser.


ALIMENTAÇÃO:

A alimentação em nossos retiros no sítio Vale do Ser é realizada pela equipe de Zeca e Inês Berti. É ovo-lacto-vegetariana, de excelente qualidade.

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

Preencha o formulário e clique

em "Quero receber mais informações".



CONTATO:


EDI CARDOSO

Coordenação de produção dos cursos



Email: info.cursos@valedoser.com.br

Cel/whatsApp: 51 99842 9895

Nosso site: www.valedoser.com.br



@ Todos os Direitos Reservados.