A DIMENSÃO CONTEMPLATIVA

E OS TIPOS DE CARÁTER



Coordenação: Sérgio Veleda

Terapeuta convidada: Evânia Reichert



Através da compreensão dos estados emocionais e mentais das cinco famílias búdicas e dos seis reinos - mapa originário da milenar Psicologia Contemplativa do Budismo - surgem fecundos meios de entendimento do caráter humano, suas virtudes e sombras.


Este não é um curso budista, mas um espaço de estudo e investigação sobre as características humanas deste mapa e sua rica conexão com outras tipologias de caráter (biotipos, estruturas corporais do caráter, eneagrama, entre outros), além de formas de arte, espaços naturais e ambientes pessoais.


Neste novo curso do Vale do Ser, a proposta é que cada participante possa conhecer as cinco famílias e os seis reinos como um mapa do caráter humano e investigar quais são as famílias que caracterizam a sua identidade, o seu modo de ser.

A roda da vida e os seis reinos, por artistas budistas

A artista Ana Roldan cria os reinos do Eneagrama em sua obra.

Através de material audiovisual e pequenas vivências, o curso foi adaptado à modalidade online, porém preservando princípios e dinâmicas dos encontros presenciais, com recursos de salas simultâneas, dinâmicas de grupo e teoria em audiovisual. Trata-se de um curso "ao vivo", ou seja, em tempo real, sem aulas gravadas e com vídeo aberto de todos os participantes.


CONTEÚDO


> Descrições e painéis sobre os caráteres relacionados às famílias búdicas.


> Mapas de estados emocionais e seus ambientes mentais.


> Práticas evocativas da energia e sentimentos das cinco famílias através de posturas, música e introspecção.

Certos biotipos se conectam com as energias das cinco famílias

e têm forte conexão com outras tipologias

Vídeo: Sérgio Veleda detalha a proposta Texto: Entrevista com Sérgio Veleda (clique aqui)

COORDENAÇÃO DO CURSO

Evania Reichert e Sérgio Veleda são terapeutas de abordagem psicocorporal, escritores e professores do Vale do Ser. Trabalham em cursos, formações e retiros nas áreas de psicocorporal, prevenção na infância, relacionamentos e meditação no Brasil, Argentina, México e Espanha.


Sérgio > coordenador do curso

Além de estudos e práticas sobre corpo e caráter, há cerca de trinta anos Sérgio dedica-se à pesquisa sobre os caminhos da meditação e da educação contemplativa. Nesta área, recebeu instruções contemplativas da tradição tântrica de Swami Satyatmananda e Nitya Satyananda; dzogchen de Namkay Norbu; treinamento Shambhala dos acharyas Simon Luna e Alin Lion; shamatha-vipassana e dzogchen de Alan Wallace; mahamudra com Patchok Rimpochê e da meditação no contexto da Escola SAT, com Claudio Naranjo. Sérgio é autor de A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio ( português) e Só acredito em um deus que saiba dançar ( português e espanhol).


Evania - terapeuta convidada

Dedica-se à abordagem psicocorporal, focando sua pesquisa e trabalho no campo da prevenção na educação, da gestação à adolescência. Junto com Sérgio coordena retiros como Arqueologia do Amor e treinamentos e formações em vários países.

No campo da meditação fez o treinamento Shambhala com Simon Luna e Alin Lion, participou por muitos anos dos retiros anuais de Alan Wallace e por mais de 30 esteve na Escola SAT, com as práticas meditativas de Claudio Naranjo. Evania é autora de Infância, a Idade Sagrada (português e espanhol), SAT na Educação da Amazônia (português) e co-autora de O Amor à Arma e a Química ao Próximo (português).

DATAS E HORÁRIOS


O curso se desenvolverá em seis encontros de 5h, aos sábados, das 13h às 18h: dias 7/11, 14/11, 21/11, 28/11, 05/12 e 12/12.


INSCRIÇÕES ABERTAS

Preencha o formulário abaixo, clique em enviar e receba, no ato, o pdf com valores, inscrições com descontos e formas de pagamento.

CONTATO POR EMAIL> clique aqui CLIQUE AQUI > ACESSO AO NOSSO SITE