HISTÓRIAS DE VIDA 
E A FORMAÇÃO
DOS ENEATIPOS
  

Diferentes comportamentos distinguem uma pessoa da outra. A identidade pessoal vai sendo construída ao longo da vida, mas as perdas e carências da infância e da adolescência levam à resoluções que constroem os traços centrais da personalidade.

Em algum momento do nosso desenvolvimento, perdemos algo de nós mesmos, por razões físicas, emocionais e sociais de nossa história pessoal. Diante disso, a consciência fica obscurecida em relação à própria perda, dando origem às defesas.

Traços como medo, raiva, inveja, vaidade e orgulho, entre outros, são adaptações diante das nossas perdas infantis. Reconhecê-las abre espaço para ampliar o conhecimento de si mesmo e desenvolver recursos para modos mais saudáveis, conscientes e maduros de estar na vida.

O Eneagrama apareceu no Ocidente pelas mãos do caucasiano George Gurdjieff, um professor do Trabalho Sobre Si e Escola do Quarto Caminho.  Pouco depois, o Eneagrama foi sendo aproximado de teorias sobre a formação do caráter e de métodos psicoterapêuticos modernos, tais como a Gestalt de Cláudio Naranjo. Desde então, a Psicologia dos Eneatipos - nome dado ao Eneagrama segundo Naranjo - é a ferramenta central de estudos da escola SAT em seu aporte psicoespiritual.

No Vale do Ser, um dos centros autorizados por Naranjo a trabalhar com a Psicologia dos Eneatipos, o Eneagrama é uma das atividades do Núcleo Terapêutico. Naranjo também é uma referência para nossos demais núcleos, o de Meditação e o de Prevenção na infância e adolescência. 

 

TERAPEUTAS

Equipe:

Evania Reichert e Sérgio Veleda

Terapeutas psicocorporais, escritores, coordenadores de dinâmicas de grupo e professores-criadores da Escola Aberta Vale do Ser e dos núcleos Terapêutico, Escola de Meditação e Prevenção na Infância e Adolescência. São terapeutas autorizados por Claudio Naranjo desde 2004 para trabalhar com grupos de Eneagrama no Brasil.

Evania é autora de " Infância, a Idade Sagrada" (português e espanhol) e "Sat na educação da Amazônia".

Sérgio é autor de "A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio" e "Só acredito em um deus que saiba dançar" (português e espanhol).

 

O ENEAGRAMA E A PSICOLOGIA DOS ENEATIPOS DE CLAUDIO NARANJO

Cláudio Naranjo foi psiquiatra, psicólogo, músico, gestaltista e importante pesquisador sobre teorias da personalidade, criador da Escola SAT e do Programa SAT em diversos países. Naranjo dedicou-se ao desenvolvimento de um aporte terapêutico moderno a partir deste mapa milenar de estudo do comportamento humano, que chamou de Psicologia dos Eneatipos, tornando-se a maior autoridade mundial na pesquisa e conhecimento sobre o esta tipologia.

A Psicologia dos Eneatipos faz parte do programa SAT, sendo a etapa introdutória deste processo de autoconhecimento criado por Claudio Naranjo, composto de cinco módulos, o SAT 1, 2, 3, 4 e 5.