De 1 a 3 de

abril de 2022




PRATICANDO QUIETUDE

NO CORPO E NA MENTE

________________________________________________________


Oficina de verão Vale do Ser - online "ao vivo"



Coordenação: SÉRGIO VELEDA




OS QUATRO SINAIS DA MEDITAÇÃO

Através da prática da meditação podemos chegar a uma maior desidentificação com pensamentos, imagens e emoções que produzem sofrimento. Passamos a reconhecer com maior claridade os filtros que distorcem a nossa percepção das coisas que ocorrem aqui e agora.


A meditação se desenvolve reconhecendo quatro sinais importantes, através da prática com a postura sentada e em silêncio.


1.   Inspirar e expirar – consciência da atenção presente através da respiração.


2.   Sutileza da respiração – a observação da respiração com a sua desaceleração a torna cada vez mais sutil.


3.   Imobilidade/Estabilidade – a experiência conduz à sincronização entre corpo e mente.



4.   Absorção (Samadhi– os níveis da experiência da meditação se aprofundam, quando passamos a nos sentir dentro e não mais fora de nós mesmos.

Essa oficina de práticas e ensinamentos sobre meditação se fundamenta no livro 'A Arte de Equilibrar-se Sobre um Fundo Vazio' (editora Kalango), de Sérgio Veleda. A sua leitura é recomendada como um guia de trabalho.


CONTATOS:


> EDI CARDOSO

Coordenação de produção dos cursos

Email: info.cursos@valedoser.com.br

Cel/whatsApp: 51 99842 9895

Nosso site: www.valedoser.com.br



ONLINE - MODALIDADE 'AO VIVO'

Realizar uma oficina, um curso ou um retiro na modalidade on-line 'ao vivo' (com as câmeras sempre abertas) contempla que cada participante construa um espaço privado para sua participação. A proposta de práticas é apropriada para ser realizada no espaço pessoal, porém em grupo e dirigida 'ao vivo' pelo coordenador do retiro. Para que essa experiência seja profunda e gratificante, enviaremos as orientações de criação do espaço pessoal adequado.


COORDENAÇÃO

SÉRGIO VELEDA > coordenador da oficina.

Além de estudos e práticas sobre corpo e caráter, há cerca de trinta anos Sérgio dedica-se à pesquisa sobre os caminhos da meditação e da educação contemplativa. Nesta área, recebeu instruções contemplativas da tradição tântrica de Swami Satyatmananda e Nitya Satyananda; dzogchen de Namkay Norbu; treinamento Shambhala dos acharyas Simon Luna e Alin Lion; shamatha-vipassana e dzogchen de Alan Wallace; mahamudra com Patchok Rimpochê e da meditação no contexto da Escola SAT, com Claudio Naranjo. Sérgio é autor de A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio ( português) e Só acredito em um deus que saiba dançar ( português e espanhol).



INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

Preencha o formulário e clique em

'DOWNLOAD DO PDF DE INFORMAÇÕES'