De 4 a 7 de setembro de 2021



RETIRO DE MEDITAÇÃO VALE DO SER

Contemplações sobre espaço, compaixão e presença lúcida


Coordenação: Sérgio Veleda



Neste retiro, o tema das práticas de meditação (sentada/o e em silêncio) será a natureza contemplativa do espaço. Dirigindo a atenção para a contemplação dos níveis de sutileza e fluidez da percepção espacial, introduzimos exercícios de respiração para o relaxamento e a abertura profunda ao silêncio e à quietude de corpo e mente. Complementam-se essas práticas com posturas e música evocativa – clássica/erudita; étnica e mito/poética das antigas tradições espirituais da Ásia e extremo Oriente. 


CONTEMPLAÇÃO DO ESPAÇO

Curiosamente, damos mais atenção aos objetos do que ao espaço, fazendo com que os objetos sejam mais importantes do que o espaço. Em meditação, todos os objetos - sejam eles materiais ou mentais - ou seja, as coisas, os pensamentos e os sentimentos, são de natureza impermanente. Nada permanece eternamente, mas o espaço sempre está aí, sem começo nem fim. Lao Tzu, o principal expoente do taoísmo chinês, diz em Tao ou Livro do Caminho que o mais importante nas rodas de uma carreta não são os aros e suas hastes, mas o espaço entre eles, pois sem esse espaço as rodas não giram. 


É exatamente o espaço que acomoda e estabiliza todas as coisas. Do mesmo modo, havendo espaço dentro da mente se estabilizam e se acomodam pensamentos, sensações e sentimentos. Quanto menos espaço temos dentro de nosso corpo e de nossa mente, mais opressiva é a nossa percepção e experiência de vida. Os músculos tensos não relaxam para que exista espaço confortável no corpo; e, a mente permanecerá muito ativa gerando o congestionamento de pensamentos em um espaço mental reduzido e claustrofóbico.


A forma de trabalhar com o espaço em meditação é relaxando, mantendo um sentimento de abertura e presença, enquanto seguimos relaxando, deixando que tudo esteja aí com essa sensação aberta, espacial e cômoda. Outra qualidade do espaço surge quando mantemos a abertura e a receptividade e tocamos os estados emotivos da compaixão e da generosidade amorosa: aceitamos e apoiamos o que está diante de nós, sem quaisquer juízos ou reprovações. 


NÃO DUALIDADE

Com a contemplação do espaço se dá a experiência de não dualidade do corpo e da mente em relação à todas as coisas, o que forma a base da experiência de Vedanta, Advaita, Sufismo e Budismo. Outra qualidade vinda da contemplação da natureza aberta e fluída do espaço é a claridade, com sua lucidez não obstruída, não obscurecida, não reduzida a um só foco, diante do espaço como um todo. A contemplação do espaço em meditação e a quietude silenciosa incluem os elementos cognitivos da lucidez, da claridade, e da percepção fina de sensações, sons, movimentos. 


A proposta deste retiro não é apenas a prática de uma técnica de meditação, mas através dela mergulhar em um tema – o espaço – que pode afetar positivamente a percepção de si mesmo e do seu próprio entorno.

RETIRO ONLINE, NA MODALIDADE 'AO VIVO'


Realizar um retiro na modalidade on-line 'ao vivo' (com as câmeras sempre abertas) contempla que cada participante construa um espaço privado para sua participação. A proposta de práticas é apropriada para ser realizada no espaço pessoal, porém em grupo e dirigida 'ao vivo'pelo coordenador do retiro. Para que essa experiência seja profunda e gratificante, enviaremos as orientações de criação do espaço pessoal adequado.


COORDENAÇÃO

SÉRGIO VELEDA > coordenador do curso

Além de estudos e práticas sobre corpo e caráter, há cerca de trinta anos Sérgio dedica-se à pesquisa sobre os caminhos da meditação e da educação contemplativa. Nesta área, recebeu instruções contemplativas da tradição tântrica de Swami Satyatmananda e Nitya Satyananda; dzogchen de Namkay Norbu; treinamento Shambhala dos acharyas Simon Luna e Alin Lion; shamatha-vipassana e dzogchen de Alan Wallace; mahamudra com Patchok Rimpochê e da meditação no contexto da Escola SAT, com Claudio Naranjo. Sérgio é autor de A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio ( português) e Só acredito em um deus que saiba dançar ( português e espanhol).


EQUIPE


> Terapeuta convidada - Evânia Reichert

> Equipe de produção - Maria Helena Nozari e Edi Cardoso.



INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

Preencha o formulário e clique em

'DOWNLOAD DO PDF DE INFORMAÇÕES'


CONTATOS:


> MARIA HELENA NOZARI

Coordenação de produção de retiros

Email: mariahelena@valedoser.com.br

Cel/whats: 51 9 9106 1201


> EDI CARDOSO

Coordenação de produção dos cursos

Email: info.cursos@valedoser.com.br

Cel/whatsApp: 51 99842 9895


Nosso site: www.valedoser.com.br